quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O ano em doze fotografias

O último dia do ano sempre é um momento oportuno para se fazer um balanço de tudo o que foi feito no período que se passou e, com isso, lançar as bases para o novo ano que se inicia.
Levando isso em conta, o que pode ser levado de legado do ano que se passou para o ano que está chegando? Cada pessoa, a partir de suas experiências, tem a sua resposta. Da minha parte, o que posso compartilhar a partir de minhas experiências?

Um novo ano sempre traz novos horizontes. Novas perspectivas. Mesmo que consideremos apenas uma reles data de calendário, a virada do ano sugere que a vida é feita de etapas que começam, terminam e recomeçam, seguindo-se o ciclo. Assim, quando um ano começa, é hora de mirar à frente, não se apegando e ao mesmo tempo não esquecendo as experiências do passado.


(Rota do Sol - Itati/RS)

A partir desta mirada, inicia-se o rumo pelo novo ano. No devir dos passos, é possível que consideremos que é o momento para mudar e percorrer um novo caminho.


(Entrada de La Pedrera - La Paloma/Uruguay)

Escolhido o novo rumo, ao se percorrer a estrada, é possível que o traçado reserve alguma curva inesperada que altera o percurso.


(Estrada para Barragem do Blang - São Francisco de Paula/RS)

Tal mudança pode levar a novas possibilidades não imaginadas até então. Cabe decidir se vai aderir a elas ou não.


(São Francisco de Paula/RS)

Muitas vezes, não aderir é o mais cômodo, mas não necessariamente é a melhor saída, pois pode levar à estagnação. Porém, aderir pode significar o percurso por um longo e árduo caminho, cheio de dúvidas e inseguranças.


(Estrada do Meio - São Francisco de Paula/RS)

Alguns pontos do trajeto param em abismos os quais exigem a construção de pontes caso queiramos prosseguir.


(São Francisco de Paula/RS)

Nem sempre essa nova possibilidade nos conduz à vitória. Pelo menos não da forma como inicialmente imaginamos. No caminho, pode haver uma porta fechada. Nesse caso, é o momento de encerramento de um ciclo...

(Loteamento São Miguel - São Francisco de Paula/RS)

... que leva ao início de outro. Como as flores que desabrocham novamente após mais um inverno.


(Lajeadinho - Igrejinha/RS)

Afinal, a vida segue. Cabe encontrar o rumo adequado para o novo ciclo.


(Ecoparque Sperry - Gramado/RS)

"Nunca se fecha uma porta sem que se abram outras" - dizem. Se não há como seguir pelo caminho inicialmente idealizado, é o momento certo para preparar terreno para alçar novos voos.

(São Leopoldo/RS)

E voar. Mesmo sem ter certeza de onde é destino. Pois sabe-se que há um destino. Um aeroporto seguro para se pousar. Um pouso que possibilitará novos passos.


(Trajeto aéreo entre Campinas/SP e Porto Alegre/RS)

Enquanto não se pousa, segue-se o voo, olhando-se para o percurso feito no ano. E tendo a certeza de que nenhum momento do recorrido no período foi em vão. A certeza de que o ano que se passou, tanto nos bons quanto nos maus momentos, valeu cada segundo vivido. Valeu cada pegada deixada na areia da vida.


(Praia de Curumim - Capão da Canoa/RS)

E tendo também perspectivas para o voo que se segue no ano que está chegando. A perspectiva de que as novas intenções e ações conduzam a novos resultados. A perspectiva de que cada momento do novo ano também seja de se dizer, ao final, que valeu a pena.

Valeu, 2014! Que venha 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário